Falta de desejo no relacionamento
- vivianesousapacheco
- 20 de mar. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 16 de abr. de 2024
Quando o conflito do casal é sobre este assunto, até brinco: "sabe quando acham que é só casar que vão transar todo dia? Eu conto ou vocês contam?".
Se você não sabe a resposta, spoiler: é comum que o casamento passe por fases menos sexuais. Não existe uma regra de frequência mínima para uma relação sexual saudável, existe o que funciona para o casal.
Expor para o outro os possíveis motivos para perda da libido é importante para não gerar suposições e evitar desgaste, no entanto, apontar o problema, a causa, ajuda, mas não resolve.
O que cada um propõe como solução? O quanto pode se comprometer a se esforçar pelo outro? O que é negociável para cada um? Assumir e cumprir novos acordos podem enfim gerar resultados diferentes.
Na terapia de casal alinhamos justamente estes compromissos de uma forma que cada um fique confortável de fazer da sua maneira, respeitando seus próprios limites.
Além de considerar as questões emocionais, indico a importância de investigar se hormônios estão influenciando a falta da libido, pode ser o ajuste que faltava para salvar a relação.

Comments